história

simone chacham

Simone Chacham nasceu em Belo Horizonte e passou a adolescência em contato com a produção artística e cultural mineira, aproveitando a efervescência dos Festivais de Inverno da UFMG em Belo Horizonte, Ouro Preto, Diamantina e São João Del Rey, e fazendo experiências em música, fotografia, rádio, teatro e literatura.

Em 1988, após um ano na Faculdade de Belas Artes da UFMG, mudou-se para São Paulo para ingressar na Escola de Comunicações e Artes da USP onde se formou em Comunicação – habilitação em Rádio e TV - ao final de 1991. Após algumas experiências em televisão e rádio (Programa Livre, de Sérgio Groisman e Rádio Gerais, entre outros), encontrou no design gráfico sua área de trabalho, atuando como diagramadora, produtora gráfica e designer gráfica em agências de publicidade e editoras.

Em 1996 entrou para o mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG, que concluiu em 1999 com uma dissertação sobre a então inovadora tecnologia Flash. Também em 1996 entrou para o mundo da multimídia, produzindo CD-ROMs na ExNihil Multimídia. Nessa época interessou-se pelas oportunidades que o surgimento da world wide web (www) abririam para profissionais com formação multidisciplinar em arte e comunicação, sendo das primeiras a trabalhar com design de internet e fazer disso uma carreira.

De volta a São Paulo, trabalhou na Fundação Vanzolini, entidade ligada à USP voltada para o ensino à distância, e no Jornal Valor Econômico, onde foi responsável pelas edições eletrônicas do jornal, da revista Estampa e de outros produtos ligados a ele, desde sua fundação até 2003.

De lá para cá, atua com sua própria empresa, prestando serviços de design gráfico, design de internet, desenvolvimento de sistemas para internet, e, mais recentemente, fotografia e ilustração.